quarta-feira, dezembro 15, 2004

Protecção da Floresta: Acções de Silvicultura preventiva - 2
Por 1bigonobalcao

É fundamental ter uma rede viária estratégica com manutenção permanente (pode mesmo ser aproveitada e melhorada para cicuitos de manutenção). Pode estar ladeada por espécies "resistentes" a incêndios (ardem mais dificilmente e quando ardem rebentam de toiça). Estas plantas podem criar um corredor verde que se pode tornar útil quando transitam carros de bombeiros próximo de chamas.

É fundamental acabar com o regime de monoculturas, a utilização de árvores de folha caduca ou hemi-caduca (carvalhos) cria uma camada de manta morta que dificulta o desenvolvimento de sementes e portanto de biomassa (trabalho natural e por isso rentável a longo prazo), a utilização de espécies como a aroeira ou o medronheiro podem diminuir muito a combustibilidade da zona florestal.

Mas enfim venham os placebos, de qualquer modo a responsabilidade é dos Eng. Florestais que primeiro quiseram tornar este país num acacial, e depois viraram para o eucaliptal. Em todas as discussões sobre estes assuntos é raro verem-se biólogos uma área onde existem mesmo doutoramentos em incêndios.

E pergunto eu quem é que a câmara tem para organizar estas e outras intervenções tanto na área florestal como nos espaços verdes?

1 comentário:

Biranta disse...

Eu cá estou em querer que se as Câmaras permitissem e incentivassem que as pessoas interviessem de forma esclarecida e racional, já não seria mau! Repare-se que, nisto como em tudo o resto, neste país actua-se como se fôssemos, todos uma cambada de ignorantes, incapazes de aprender o que quer que seja. A realidade é bem diferente. As instituições é que obtruem a participação das pessoas mais válidas! Isto porque querem inpor, a todo o custo, os seus critérios (leia-se: os seus interesses) e ninguém lhes exige resultados realmente eficientes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...