Esperava ontem pelo debate entre Louçã e PSL quando tive a notícia que este tinha adiado todos os debates.
A justificação utilizada foi a viabilização da marcação do debate com Sócrates, mas na minha modesta opinião trata-se pura e simplesmente de uma birra de menino por aquele o ter relegado para uma espécie de divisão de honra onde possivelmente levaria duas sovas monumentais.
Santana não teve estômago para enfrentar os seus adversários e continuou com o estafado argumento de que Sócrates receava o debate que é usado e abusado pelo pessoal laranja.
Eu julgo que Sócrates terá todas as razões para recusar debates, mas o receio de se sujeitar aos mesmos não será uma delas. Está mais que provado. Comparando-o com PSL, ele vende tão bem ou melhor a banha da cobra. O seu discurso é rápido e acutilante.
Mas há uma pequena diferença...
PSL parte para o debate como uma virgem tonta, pelo prazer do momento. Ele fala do que não sabe, ele não sabe do que fala, mas tem verborreia que nunca mais acaba. Sócrates é muito mais racional. Por vezes, contrariando tendência que já lhe apontámos para disparar um número, apoia-se em pessoas da ciência, em investigadores, em técnicos que conhecem relativamente bem os problemas. As suas soluções podem não ser as melhores mas são pensadas e, na minha humilde perspectiva, muitas vezes padecem de uma excessiva complexização herdada de cérebros que em tudo encontram factores para a discriminação... que depois a realidade não consegue acompanhar.
Por isso que ninguém pense que Sócrates receia o debate. Ele esteve a preparar-se e tomou uma atitude arrogante ao despejar os seus adversários na divisão de honra.
Mas essa atitude não é nada que os laranjas não mereçam, tanto nos habituaram a ela nestes três anos e em outros momentos que dominaram.
Aliás, tanto nos continuam a habituar em Ourém.
Sem comentários:
Enviar um comentário