A questão era:
Candidato José Alho:
Há dias, em comentário neste blog, um oureense da Fartaria queixava-se:"e se eles pusessem online a situação em que se encontram os projectos que lhes submetemos seria também uma boa ideia. Não percebo porque razão tenho de estar à espera há quase 6 meses por uma simples aprovação e licença para mudar uns tijolos do curral da mula ... "
Sabemos que OUrém está integrada no projecto Leiria Digital, mas não é bem pôr os meninos a usar a INternet que nos interessa, mas sim permitir o acesso (em modo consulta, claro) às bases de dados da Câmara em coisas que nos interessem.
Que propõe o candidato do PS aos oureenses nesta área tão importante?
E eis a resposta de José Alho:
A questão que é colocada remete-nos para a Lei de acesso aos documentos administrativos que está enquadrada num diploma legal que devia garantir este direito aos cidadâos,
Por uma questão de cultura da administração esse direito tem muitas dificuldades em ser "acessivel" aos cidadãos, daí existir na Assembleia da República uma estrutura designada CADA-Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos que serve de entidade reguladora dessa relação Administração-Cidadão de forma a garantir a concretização desse direito.
Em Ourém temos uma administração autárquica que, numa cultura esclerosada, de outro tempo, ainda não entendeu que vivemos numa sociedade cada vez mais exigente em termos de reinvidicação dos seus direitos.
As poucas pessoas que tentam esse exercicio ou são ignoradas ou maltratadas como aconteceu na Assembleia Municipal quando da discussão do PDM no periodo aberto ao público, ou como acontece no quotidiano da relação com o Presidente da Câmara Municipal.
Este espirito desfasado do tempo espalha-se por quase todos os serviços incluindo as empresas municipais.
Enquanto candidato a Presidente da Câmara elegerei como prioridade a alteração desta cultura de organização fora de tempo, sendo essa a primeira etapa para uma renovação da relação entre os cidadãos e os orgãos e serviços da Autarquia - servir os municipes com respeito e eficiência!
...o resto vem por acréscimo
Com estima e consideração
josé Manuel Alho
Sem comentários:
Enviar um comentário