domingo, maio 01, 2005

Um gajo mete-se em cada sarilho

Vejo o que se disse em frente dos meus olhos no blog da Som da Tinta. Sempre há cada insolente...

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

Responde Susana Júlio:
Outra pergunta injusta! Só três?! Bem...depois de ter sido desafiada pela minha grande amiga Tita vou lançar este desafio a: António de Oliveira; Ivone Campos e Hélder Júlio. São pessoas com uma extrema sensibilidade às coisas que já passaram, passam e hão-de passar pelo mundo e pelas palavras. Mas conheço mais umas quantas...(ok...não vou resistir a uma pequena e subtil batota), como o Carlos Almeida; a Rita Coelho; o Fernando Cunha; o Marcelo Correia; o António Galrinho; Luísa Carvalho... e mais e mais...

Olá Susana...
Obrigado por te teres lembrado de mim, apesar de ter ficado sentado na segunda fila, o que é compreensível e merecido.
Gostei das respostas que deste: perspicaz e inteligente como te tenho. Mas as perguntas... santo Deus!, são perguntas da treta, daquelas que se fazem aos meninos e meninas de dez-doze anos quando começam a saber escrever algo mais do que o nome e a morada. Merecias mais!
É por esta e por outras razões que quanto mais escrevo, mais hesito em editar. O medo que eu tenho de ficar rodeado por intelectuais tontos!
Adoro a normalidade, acima de tudo.
Beijos e saudades...
Enviado por António Galrinho em abril 26, 2005 03:44 PM

António Galrinho:
Ao ler o seu comentário não pude deixar de sentir vontade em responder (esclarecer):
1) As perguntas do questionário já vêm de outras paragens e as respostas dadas são testemunho da amizade que se sente por aqueles que vão desafiando;
2) Não é por se responder a perguntas simples que se é um intelectual tonto;
3) Penso que a Susana, felizmente, sabe bem aquilo que merece.
Com cordialidade: Carmen Zita.
Enviado por Carmen Zita em abril 27, 2005 12:38 PM

Cara Carmen Zita...
Julgo que não se pretende fazer deste espaço um fórum, propriamente, mas posso estar enganado.
Os seus esclarecimentos foram desnecessários, pois eu entendi facilmente as suas observações, muito antes de as ter feito.
No entanto, não entendeu o que eu disse, lembro que chamei "intelectual tonto" a quem fez as perguntas e não a quem deu as respostas.
Já agora... o que é isso de saber o que merece?
Enviado por António Galrinho em abril 28, 2005 12:47 AM

De facto, este espaço serve tanto para comentar, falar, responder...seja com o nome de fórum ou comentários. No fundo, o que se pretende, não só aqui como também com o próprio desafio literário - o questionário - é conviver, trocar "informações" sobre novos/"velhos" livros...independentemente do teor das questões ou da forma como tal é feito...parecendo ou não um jogo de crianças...é nas crianças e é com elas que se encontra a inocência e verdade das respostas e das reacções. E se este desafio - que o foi! - suscitou esse tipo de reacções...óptimo! Acima de tudo, volto a dizer, que suscite o convívio; a "amena virtual conversa" entre amigos que partilham um interesse em comum: o gosto pela leitura.
E venham mais propostas que levem ao convívio!
Enviado por susana em abril 28, 2005 10:05 AM

Com alguém que percebe observações de outro, mesmo antes de este as proferir não há argumentos.
Vamos ao que interessa:
Luís Louro em Ourém, dia 29 de Abril, pelas 17h, no espaço Som da Tinta.
Enviado por Carmen Zita em abril 28, 2005 11:20 AM

Cara Carmen Zita... Mais uma vez a importuno e peço desculpa por isso.
Mas se eu percebi observações antes de terem sido proferidas é porque, de facto, não se tratam de observações, mas de relatos simples de algo que é óbvio.
Desistir sem argumentos parece dar razão às falhas que aponto.
Enviado por António Galrinho em abril 29, 2005 03:00 PM

Caro António Galrinho... Não importuna nada. Não peça desculpa.
Penso que também é de senso comum que talvez tenha sido um pouco inconveniente comentar que cada vez mais hesita em editar, pelo perigo de se rodear de intelectuais tontos, precisamente no blog da editora que escolheu os poemas da sua amiga para editar.
Mas, como isso é de senso comum, penso que não será necessário continuar a justificar a minha vontade em lhe responder, logo da primeira vez.
Acho, verdadeiramente, que não vale a pena.
Talvez encontre outros assuntos no blog para comentar. Este, da minha parte, está esgotado.
Enviado por Carmen Zita em abril 29, 2005 04:45 PM

Cara Carmen Zita...
Também quero esgotar aqui o assunto, lembrando apenas que aquilo que fiz na minha primeira intervenção foi "defender" (não me ocorre uma palavra mais adequada) a Susana, perante um rol de questões que achei pobres e tolas.
Deverei ser crucificado por isso? Ou será que aqui só pode entrar quem concorda com tudo?
Numa atitude mais ou menos anárquica, que o caracterizava, o saudoso Mário Viegas disse: "Um artista deve estar sempre contra! É estando contra que as coisas evoluem e se sai da mediocridade".
Não vou tão longe, mas não deixa de ser interessante pensar nisto.
Enviado por António Galrinho em abril 29, 2005 11:25 PM

...
Quanto à guerra não-literária amistosa de palavras entre o Caro Galrinho e a Amiga Tita...provocar é bom; faz viver, faz pensar, mas sem se entrar pelos caminhos da arrogância e pretensão de que um é melhor do que os outros- ou todos os outros! Portanto, há formas mais "agradavelmente sociais" de se provocar...tipo em "amena cavaqueira"! Não é necessário entrar em caminhos paralelos que, como se vê, não leva a lado nenhum...desperdiça-se as verdadeiras potencialidades do que se pretendia com esta questão do desafio literário. Quem quer responder que responda e passe a palvra...gerando uma cadeia, como tão bem o disse a minha amiga Tita "Favores em Cadeia". De modo a conhecer mais opiniões e mais livros...com os comentários não se pretende dizer bem das respostas deste ou daquele, não se pretende vestir capas de "intelectuais mortos"...nada disso. Não s eganha nada para além do prémio do convívio e de novos conhecimentos. Amigo António, creio que entrou pelo caminho errado...mas ainda está a tempo de ver que aqui não se procuram intelectuais mas sim amigos com um ponto em cmum que é o do prazer da leitura. Mais nada. Creio que a tua experiência, opiniões e saber literário podia beneficiar este blog também...a escolha é tua!
AMIGA Tita...vamos pensar num novo jogo de palavras ou de livros para deixar aqui, também, em jeito de desafio? Unicamente para eternamente jovens independentemente do número que teimosamente se apega à nossa idade...
Enviado por susana em abril 30, 2005 03:16 PM

Susana...
Também já tinha percebido que tinha entrado pelo caminho errado.
Aí ninguém admite comentários menos generosos... Que pena! Estou habituado a outros fóruns mais aguerridos e... mais saudáveis. *
Enviado por António Galrinho em maio 1, 2005 12:55 AM

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...