Mas voltemos ao Cercal. Isto está tão mal por outras freguesias que não podemos desprezar pepitas, deixando-as pelo caminho.
Há dias, apresentámos trabalhos dos meninos da escola básica número 1. Era injusto não referir a escola número 2, aquela que se apresenta como Ninho de Águia. Vejam esta bela página de entrada.
E, lá dentro, fruto do trabalho de alunos e professores, a fabuloso lenda do Ninho de Águia:
Reza a lenda que, certo dia, uma mulher dirigiu-se a um ribeiro, para lavar a sua roupa, levando consigo o seu filho, que era um bebé recém-nascido.
Ao chegar ao ribeiro, a mulher coloca o seu filho, que estava a dormir, ao seu lado, e começa a lavar a roupa.
Sem que ela se apercebesse, aproximou-se do bebé uma águia enorme que, com as suas fortes garras agarrou o bebé e levou-o com a intenção dele servir de alimento aos filhotes que estavam no ninho.
Quando a mulher deu conta, já a criança ia no ar pendurado pelas roupas e a águia voava velozmente.
A mãe muito aflita perseguiu a águia gritando e pedindo socorro a Nossa Senhora à qual prometeu construir uma ermida em honra de Nossa Senhora da Conceição se a águia devolvesse a criança com vida.
Após dar várias voltas, a águia foi largar o menino, são e salvo, junto às portas de igreja de Nª Sra de Seiça, e não no local onde estava o ninho.
A pobre mãe cumpriu a sua promessa mandando erguer a ermida em honra de Nossa Senhora da Conceição que actualmente, já se encontra reconstruída.
O nome de Ninho de Águia aparece associado a esta lenda que, com variações, é referida a Colmeias (Leiria), a Ninho de Águia, Memória, Olival e Seiça.
Há quem conte que, a águia depois de ter raptado a criança a levou para o seu ninho situado numa oliveira, no cimo do monte, onde a deixou viva
Sem comentários:
Enviar um comentário