domingo, junho 13, 2004

e-desinteresse
E o Fred argumenta relativamente à nossa ideia da e-assembleia:
É uma idéia que pode resultar. No entanto, duas razões para pensar que isso irá ser difícil: por um lado, a câmara não deverá concordar com a coisa, uma vez que diálogo, e-democracia, são conceitos que não lhes interessam. Por outro, a taxa de utilização da Internet em Ourém e concelho não é lá grande coisa. Os leitores dos blogs oureenses ainda são uma minoria dentro da população concelhia.
Mais uma vez, eu acho que o Fred tem razão. Mas, reportando-nos ao primeiro argumento, há que reconhecer que esta prática do responsável autárquico não é a melhor para o nosso concelho. Para o demonstrar consultemos a entrevista hoje publicada no jornal Público com o académico Derrick De Kerckhove onde este afirma:
a minha experiência no Canadá diz-me que o Governo adoptou a internet com entusiasmo. Foi um dos primeiros a dotar as escolas com ligações à rede; tem uma das mais avançadas estruturas de "e-government"; e também tem uma das experiências mais interessantes nos mais recentes desenvolvimentos do uso da rede para fins políticos… Os serviços governamentais na internet são tão bons que no Canadá os eleitos estão a tornar-se menos relevantes. E porquê? Porque as pessoas contactam os serviços sem passarem por eles.
O receio de os problemas de Ourém serem sujeitos a uma e-discussão só faz sentido quando se acredita que o poder é eterno. Deste ponto de vista, Ourém e a Madeira têm uma parecença muito marcante. Mas que ninguém duvide que alguma vez isto mudará. Ou o PS, ou independentes, ou uma coligação à esquerda, mais acto menos acto ganhará eleições em Ourém. E então as forças actualmente no poder, então perdedoras, poderiam desfrutar de uma ferramenta que conheceriam tão bem ou melhor que os outros.
Uma última nota para comparar este e-desinteresse com o facto de, no Alandroal, o encontro de blogs programado para 3 de Julho ser entusiasticamente apoiado pela autarquia.
E talvez fosse bom Ourém apoiar o comboio digital sem se sujar muito mais do ponto de vista industrial.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...